Aerotermia para casas
Graças aos avanços tecnológicos surgem novas formas sustentáveis de poupar energia que nos facilitam a vida. Uma delas é a aerotermia, um sistema de climatização inovador, eficiente e renovável que extraí até 75% da energia do ar e a converte em ar quente ou frio, ou água quente através de um único equipamento.
Este mecanismo converteu-se num substituto do gás ou da eletricidade, e pode traduzir-se numa grande poupança na fatura já que o valor que se produz costuma ser 20% mais barato que o gás natural.
Então, se se acaba de mudar ou se decidiu mudar a instalação de sua casa, neste artigo iremos indicar-lhe as principais vantagens deste sistema e como incorporá-lo à domótica da sua casa.
Como funciona a Aerotermia?
Antes de avançarmos com as vantagens desta energía renovável, temos de entender o seu funcionamento. A aerotermia funciona graças a uma bomba de calor disenhada para gerar aquecimento no inverno, refrigeração no verão e água quente durante todo o ano. Para conseguir, utiliza a energia que se encontra no ar, independentemente da temperatura que haja no exterior, combinando eletricidade, mecânica e clima para se transformar na energia mais eficiente do mercado actual.
Instalação rápida e simples
A instalação deve ser realizada por um técnico especializado para assegurar-lhe o correcto funcionamento. No entanto não é demasiado complicado já que são estruturas que vêm pré-montadas da fábrica.
Para poder aproveitar as vantagens deste sistema será necessário adquirir um equipamento adequado e ter espaço suficiente. No total deverá ser instalado uma unidade exterior ou compressor de onde se recolhe o ar, e uma interior que cederá o calor gerado à agua que alimenta o sistema de climatização, e ainda ao equipamento de aquecimento e refrigeração que se pretenda abastecer.
Poupança na fatura da luz e do gás
Além da sua eficiência energética, um dos principais beneficios que nos faz aderir à aerotermia é o poupar na luz, tenha contrato de luz com a EDP ou outra fornecedora. Se o seu aquecimento atual é elétrico, notará a diferença já que se consome muito menos energia elétrica, e se o compararmos com o aquecimento a gás, temos uma poupança de 25%.
O preço da instalação irá variar em função do tamanho da casa e dos pontos de fornecimento de calor ou frio que ai estejam instalados, mas para ter uma referência, um sistema destes mais económico costuma rondar à volta de 2000 euros, que acaba por não ser um valor muito alto, se tivermos em conta a grande eficiência e que em 2 ou 3 anos fica pago.
Chão radiante para aquecimento ou refrigeração
Ainda que a aerotermia possa gerar calor através dos radiadores convencionais, o mais recomendado é fazê-lo através do chão radiante. É melhor forma de aproveitar ao máximo esta energia que não resseca o ar nem no inverno nem no verão já que se ajusta em função da temperatura exterior e ao nivel da humidade.
Este sistema é idela para as casas novas ou em processo de reformas, onde se pode aproveitar e instalar este tipo de solo radiante antes de que esteja terminada ou de que se faça uma instalação com radiores, ja que é muito mais caro eliminar as tubagens já existentes.
Controlo domótico
Os equipamentos de aerotermia podem ser integrados na domótica da casa e serem conttrolados facilmente, pois além da poupança e eficiência energética, conseguiremos um sistema de climatização cómodo e adaptado às novas tecnologias do lar.
Dependendo do método que instalemos, não só podemos monitorizar a instalação através do telemóvel, como também podemos receber alertas em caso de algum tipo de incidências, o que nos permite um maior controlo sobre o que acontece.
Segurança e facilidade
Além de ser uma instalação simples, a aerotermia é um sistema muito cómodo já que não necessita de grande manutenção, e oferece mais segurança que as caldeiras tradicionais por ser uma energoa renovável e sustentável, certificada pela união europeia desde 2007.
Por outro lado oferece comodidade por apenas contar com um único equipamento que se encarregue do frio e do calor de todas as divisões e equipamentos da sua casa.
FECHA: a las 12:51h (3655 Lecturas)
TAGS: poupar energia, poupar na luz
AUTOR: Selectra